Penn Dayton Badgley (Baltimore, 1 de novembro de 1986) é um ator norte-americano, mais conhecido por interpretar Dan Humphrey na série Gossip Girl. Badgley nasceu em Baltimore, cresceu em Seattle e em Richmond, na Virgínia.

Envolveu-se ativamente no Seatle Children’s Theater e em seus trabalhos de dublagem, o que fez com que ele se mudasse para Los Angeles para dar início à sua carreira de ator. Depois de sua mudança, obteve um pequeno papel em Will & Grace e papéis recorrentes em The Young and the RestlessThe Brothers GarciaDaddio e What I Like About You, e o protagonista Joel, em Do Over. No cinema, participou da comédia John Tucker Must Die e de Forever Strong.

Entrou para o cast de Gossip Girl em 2007, como Dan Humphrey, papel o qual ele havia inicialmente recusado, mas acabou aceitando pois os produtores estavam tendo dificuldades de achar alguém para preencher o papel. Já em 2009, Badgley foi o protagonista do remake do filme The Stepfather. Também trabalhou ao lado da atriz Emma Stone no romance teen Easy A.

Em 2011 foi eleito um dos homens mais sexys da TV. Nesse mesmo ano, o ator apareceu no thriller Margin Calls e foi protagonista de Greetings from Tim Buckley, papel o qual ele teve que se preparar fazendo aulas de canto e violão.

Interpretou o orfão Posthumus no filme Cymbeline (2013) e em 2014 lançou o primeiro single de sua banda MOTHXR, chamado Easy. Um ano depois, a banda assinou com a gravadora Kitsuné e Washington Square Music. O primeiro album da banda, Centerfold, foi lançado no dia 26 de fevereiro de 2016.

Badgley participou da adaptação da série Australiana, The Slap (2015), ao lado de Uma Thurman e Zachary Quinto. Em setembro de 2018, estreiou como protagonista na série do Lifetime “You“, onde interpreta o gerente de uma livraria chamado Joe Goldberg.

Em fevereiro de 2017, Penn se casou com a cantora Domino Kirke em um cartório de Nova Iorque. Os dois estavam juntos desde 2014. Badgley é também conhecido por seu forte posicionamento social, o ator e cantor é um ativista de diversas causas sociais como Black Life Matters e dos direitos das mulheres e da comunidade LGBT.

| Confira as últimas notícias de Penn aqui.